O profissional da inclusão escolar

Autores/as

  • Ana Dorziat

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Educação Especial, Portugal, Brasil

Resumen

O texto faz um recorte de estudo comparativo sobre políticas e práticas inclusivas em João Pessoa (Brasil) e em Lisboa (Portugal), e busca subsídios mais amplos para reflexões sobre o tema. Foi desenvolvido em escolas públicas de anos iniciais inclusivas, mediante entrevistas com os seus responsáveis, para conhecer as condições profissionais e as suas dificuldades. Segundo os dados, em João Pessoa as escolas inclusivas carecem de professores de educação especial, e em Lisboa esses atuam em escolas regulares. Nas duas realidades, manifestou-se a necessidade de especialistas como critério para a inclusão. Os dados podem revelar a intenção de demarcar territórios para antigas práticas clínicas ou a necessidade de rever velhos conceitos do sistema educacional que possam contribuir com uma educação para todos.

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Publicado

2014-06-09

Cómo citar

Dorziat, A. (2014). O profissional da inclusão escolar. Cadernos De Pesquisa, 43(150), 986–1003. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2691

Número

Sección

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