Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo

Autores/as

  • Marcelo Henrique Oliveira Henklain
  • João dos Santos Carmo

Palabras clave:

Análise do Comportamento, Processo de Ensino - Aprendizagem, Psicologia da Educação

Resumen

A despeito de dados bastante sólidos, as contribuições da Análise do Comportamento ao planejamento de condições de ensino têm sido subutilizadas. Este artigo objetiva compartilhar algumas dessas contribuições com o campo da educação. Com base em trabalhos acerca das aplicações da Análise do Comportamento para a educação, ofereceremos algumas orientações sobre aspectos relevantes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem aos quais os professores devem estar atentos. Dividimos as contribuições em três categorias: contribuições da filosofia behaviorista radical; descrição e aplicação de princípios do comportamento ao contexto educacional; algumas propostas sistematizadas de ensino de base comportamental. Novos estudos poderiam aprofundar a descrição das contribuições comportamentais à educação e destacar essas contribuições por áreas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Henrique Oliveira Henklain

João dos Santos Carmo

Publicado

2013-08-31

Cómo citar

Henklain, M. H. O., & Carmo, J. dos S. (2013). Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo. Cadernos De Pesquisa, 43(149), 704–723. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2672

Número

Sección

Outros Temas