Relações sociais de gênero na perspectiva de crianças pequenas na creche

Autores/as

  • Márcia Buss-Simão Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Florianópolis

Palabras clave:

Educação Infantil, Relações de Gênero, Relações Criança - Criança, Diferenças Sexuais

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo era identificar entre crianças pequenas, em um contexto de Educação Infantil, formas, significações e vias de transmissão de elementos culturais e sociais envolvendo a dimensão corporal. O grupo pesquisado era formado de meninas e meninos de 2-3 anos de idade de uma instituição pública de tempo integral situada em zona urbana. A partir de indicações dadas pelas próprias crianças, distinguiu-se a categoria gênero como central e constitutiva de suas relações e interações. Para uma análise das variações dentro do mesmo gênero, o foco foi dirigido aos meninos, procurando-se observar suas aproximações e distanciamentos dos modos de ser menino nesse contexto. O texto analisa ainda as fronteiras entre os gêneros, sem perder de vista que as separações não são fixas nem se dão a priori, mas são trabalhadas nas práticas culturais.

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Biografía del autor/a

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Florianópolis

Publicado

2013-04-30

Cómo citar

Buss-Simão, M. (2013). Relações sociais de gênero na perspectiva de crianças pequenas na creche. Cadernos De Pesquisa, 43(148), 176–197. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/255

Número

Sección

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