Formação de professores no Rio de Janeiro durante o Estado Novo

Autores/as

  • Sonia Castro Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Formação de Professores, História da Educação, Estado Novo 1937-1945

Resumen

Articulado à temática da história das instituições educacionais, com ênfase na formação docente, este trabalho procura analisar as mudanças introduzidas no curso de formação de professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro durante o período do Estado Novo (1937-1945). Denominado Escola de Professores, quando da criação do Instituto em 1932, o curso foi posteriormente incorporado à Universidade do Distrito Federal (1935) sob o nome Escola de Educação e habilitava professores primários e secundários em nível superior, conforme proposta do Manifesto dos Pioneiros (1932). Com a extinção dessa universidade, em 1939, e a transferência de diversos cursos para a recém-criada Universidade do Brasil, o Instituto de Educação foi excluído do novo projeto e passou a formar professores primários na modalidade normal, em nível médio. O artigo procura abordar a fase de transição pela qual a instituição passou, assinalando continuidades e mudanças em relação à proposta original para, em seguida, focalizar o momento de ruptura, em consequência da Lei Orgânica do Ensino Secundário (1942) que acarretou mudanças acentuadas no curso de formação de professores oferecido pela instituição.

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Biografía del autor/a

Sonia Castro Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Publicado

2009-08-20

Cómo citar

Lopes, S. C. (2009). Formação de professores no Rio de Janeiro durante o Estado Novo. Cadernos De Pesquisa, 39(137), 597–619. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/239

Número

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