Autoestima e alfabetização: o que há nessa relação?

Autores/as

  • Clarice Salete Traversini

Palabras clave:

Autoestima, Alfabetização de Jovens e Adultos, Programa Alfabetização Solidária

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar um conjunto de práticas utilizadas para alfabetizar jovens e adultos, as quais têm no resgate da autoestima seu foco central. O estudo utilizou uma parcela dos discursos do Programa Alfabetização Solidária registrados em um conjunto de publicações periódicas editadas entre 1997 e 2002, cuja circulação tinha abrangência nacional. Inspirada nos estudos de Michel Foucault, a análise contou com as noções de governamento e discurso. O argumento desenvolvido no texto pretende mostrar que a ênfase na elevação da autoestima funciona como uma das estratégias de governamento do Programa Alfabetização Solidária. As estratégias são operacionalizadas por meio: da produção da baixa autoestima como um problema para efetivar o processo de alfabetização; do desenvolvimento da autoconfiança pelo disciplinamento de corpos e mentes; e da produtividade da estratégia de valorização da autoestima evidenciada na mudança de conduta dos alfabetizandos. Essas práticas investem na elevação da autoestima e da estima aos outros, apostando no envolvimento, na persistência e na permanência do aluno nos programas de alfabetização para operar as mudanças desejadas nos indivíduos e nos locais com elevados índices de analfabetismo.

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Biografía del autor/a

Clarice Salete Traversini

Publicado

2009-08-20

Cómo citar

Traversini, C. S. (2009). Autoestima e alfabetização: o que há nessa relação?. Cadernos De Pesquisa, 39(137), 577–595. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/237

Número

Sección

Tema em Destaque