Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional

Autores/as

  • Françoise Lantheaume

Palabras clave:

Professores, Trabalho, Sociologia, Profissionalização

Resumen

Os professores enfrentam dificuldades geralmente agrupadas sob a denominação vaga de “mal-estar docente”. O artigo descreve e analisa, à luz de uma sociologia pragmática, como eles procedem diante da introdução de novas normas de trabalho. Utilizando a resistência, ajustes, astúcias e diversas estratégias, tentam construir o sentido do ofício e sua própria dignidade e, ao mesmo tempo, “salvar a pele”. A pesquisa etnográfica, suporte do artigo, mostra que a gestão das dificuldades está na essência do ofício.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-08-31

Cómo citar

Lantheaume, F. (2012). Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional. Cadernos De Pesquisa, 42(146), 368–387. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/23

Número

Sección

Tema em Destaque