Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional

Authors

  • Françoise Lantheaume

Keywords:

Professores, Trabalho, Sociologia, Profissionalização

Abstract

Os professores enfrentam dificuldades geralmente agrupadas sob a denominação vaga de “mal-estar docente”. O artigo descreve e analisa, à luz de uma sociologia pragmática, como eles procedem diante da introdução de novas normas de trabalho. Utilizando a resistência, ajustes, astúcias e diversas estratégias, tentam construir o sentido do ofício e sua própria dignidade e, ao mesmo tempo, “salvar a pele”. A pesquisa etnográfica, suporte do artigo, mostra que a gestão das dificuldades está na essência do ofício.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-08-31

How to Cite

Lantheaume, F. (2012). Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional. Cadernos De Pesquisa, 42(146), 368–387. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/23

Issue

Section

Issues in Focus