Classe, raça e acesso ao ensino superior no Brasil

Autores/as

  • Rafael Guerreiro Osorio Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Brasília

Palabras clave:

Raça, Ensino Superior, Pobreza, à Educação

Resumen

Este artigo apresenta evidências produzidas a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2006 sobre as relações entre classe, raça e acesso ao ensino superior. O objetivo é preencher a lacuna de conhecimento que ainda persiste sobre o tema, a despeito do intenso debate público sobre a adoção de políticas de promoção de acesso equitativo ao ensino superior para negros ou para pobres. Os indicadores apresentados apontam a existência de associações entre classe, raça e acesso ao ensino superior para além dos efeitos das relações entre classe, raça e término do ensino médio. Conclui apontando a necessidade simultânea de quotas sociais e raciais para atingir o objetivo de atacar a desigualdade de acesso à universidade.

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Publicado

2009-12-31

Cómo citar

Osorio, R. G. (2009). Classe, raça e acesso ao ensino superior no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 39(138), 867–880. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/217

Número

Sección

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