Conteúdos de biologia em vestibulares seriados

Autores/as

  • Maíra Elias Manzano Universidade de São Paulo - USP
  • Sonia Bueno Carvalho Lopes Universidade de São Paulo - USP

Palabras clave:

Acesso ao Ensino Superior, Concurso Vestibular, Biologia, Ensino Médio

Resumen

A adoção de novos processos seletivos para o acesso de alunos às universidades só foi possível com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96. O vestibular seriado é uma dessas propostas alternativas, que prevê uma avaliação sistemática dos alunos ao término de cada ano do ensino médio. O propósito deste estudo foi caracterizar o vestibular seriado, hoje presente em 22 instituições públicas, quanto ao seu objetivo, estilos de avaliação e conteúdos da disciplina de Biologia distribuídos nos módulos referentes às três séries do ensino médio. Averiguamos que os diferentes programas analisados não apresentam uniformidade em diversos aspectos, tais como número de vagas, estrutura de avaliação e conteúdo programático. Verificamos, ainda, a ausência de consenso sobre a sequência a ser adotada para o ensino de Biologia e a resultante restrição para que o aluno possa preparar-se para as provas seriadas em mais de uma instituição.

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Biografía del autor/a

Maíra Elias Manzano, Universidade de São Paulo - USP

Sonia Bueno Carvalho Lopes, Universidade de São Paulo - USP

Publicado

2010-04-30

Cómo citar

Manzano, M. E., & Lopes, S. B. C. (2010). Conteúdos de biologia em vestibulares seriados. Cadernos De Pesquisa, 40(139), 199–211. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/193

Número

Sección

Outros Temas