Marginalização cultural: uma metodologia para seu estudo

Autores/as

  • Ana Maria Poppovic
  • Yara Lúcia Esposito
  • Léa Maria Chagas Cruz

Palabras clave:

Pobreza, Cultura, Marginalização cultural, Condições socioeconômicas, Dados estatísticos

Resumen

Os problemas de marginalização cultural somente começaram a preocupar os países desenvolvidos - principalmente os Estados Unidos - na década de 60. Até então muito se escrevera sobre diferenças entre grupos sócio-econômicos e raciais; porém, na sua maioria, tais trabalhos não passavam de constatações sobre a inferioridade de rendimento escolar, ou de estudos comparativos de características de realização menos favoráveis de um dos grupos em questão. O interesse em aprofundar esses estudos, e de dar ao assunto um enfoque cultural, resultou da problemática política daqueles países, evidenciando-se por ocasião das reivindicações de grupos minoritários atuantes. Urgia oferecer a estes indivíduos melhor preparo, melhores currículos e um nível de adequação vital mais satisfatório em relação ao que vinha sendo dado; essa pressão gerou a necessidade de conhecer aprofundadamente as características de tais grupos, os mais importantes fatores sociais, psicológicos e educacionais incidentes no quadro e os instrumentos apropriados para uma correta avaliação dos problemas relativos às populações culturalmente marginalizadas.

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Biografía del autor/a

Ana Maria Poppovic

Publicado

1973-06-30

Cómo citar

Poppovic, A. M., Esposito, Y. L., & Cruz, L. M. C. (1973). Marginalização cultural: uma metodologia para seu estudo. Cadernos De Pesquisa, (7), 7–60. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1898

Número

Sección

Artículos