Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural

Autores/as

  • Ana Maria Poppovic

Palabras clave:

Marginalização cultural, Crianças, Pobreza, Fracasso escolar, Evasão escolar, Condições socioeconômicas, Meio social

Resumen

Serão considerados marginalizados culturais os alunos nascidos de famílias pobres, que produzem alta incidência de fracassos escolares, tendendo a perpetuar nos filhos sua própria condição, devido, em parte, a fatores ambientais decorrentes de sua formação cultural. Inúmeras pesquisas mostram a grande correlação existente entre nível sócio-econômico baixo e fracasso e/ou evasão escolar. Não há falta de alimentação, a doença crônica e outros fatores, diretamente provenientes da dificuldade de satisfação de necessidades básicas, exercem sobre o rendimento escolar do aluno. Pouco se tem pesquisado, porém sobre os fatores ambientais decorrentes do nível sócio-econômico baixo, responsáveis por alguns dos padrões da cultura da pobreza, que incidem nas deficiências e fracassos escolares. Este trabalho - parte de um estudo mais amplo sobre o assunto - pretende analisas alguns desses fatores ambientais, mostrando seu grau de relacionamento e sua importância relativa sobre a atuação do aluno. A partir destes resultados, algumas conclusões poderão ser deduzidas pelos responsáveis mais diretos pelos estudantes na escola, com a finalidade de atenuar o efeito negativo de tais fatores ambientais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Maria Poppovic

Publicado

1972-12-30

Cómo citar

Poppovic, A. M. (1972). Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural. Cadernos De Pesquisa, (6), 25–30. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1897

Número

Sección

Artículos