Educação de adultos e objetivos educacionais

Autores/as

  • Elba Siqueira de Sá Barretto

Palabras clave:

Educação de adultos, Objetivos da educação, MEB, Cultura popular, MOBRAL

Resumen

Inúmeros tem sido os movimentos dedicados à educação de adultos no Brasil nas últimas décadas quer em âmbito nacional, quer estadual, ou ainda local. No entanto pouco se tem refletido sobre o seu significado em termos de evolução d apropria concepção de educação de adultos neles implícita. O presente trabalho tem como escopo a análise dos objetivos educacionais de alguns desses movimentos, no sentido de esclarecer em que medida se repetem em uns e outros casos, de forma são reformulados ao passarem se um movimento a outro, e quais os elementos novos que se agregam a cada caso. É evidente que tais modificações não são gratuitas, dependem do contexto histórico em que foi concebido e posto em prática cada um desses movimentos. Sem deixar de fazer referência às condições sociais, econômicas e culturais que teriam sido responsáveis pelas diferentes posturas do ponto de vista de uma filosofia da educação dos grupos estudados, deter-nos-emos, não obstante, particularmente na análise dos objetivos educacionais propriamente ditos, em uma tentativa de elucidação de seu significado intrínseco, ou seja, daquele assumido pelo próprio grupo. Foram abrangidos, no estudo, quatro movimentos, sendo três deles de caráter nacional e um de âmbito estadual. São eles respectivamente o Movimento de Educação de Base (MEB), o Sistema Paulo Freire, o Movimento Brasileiro de Educação (MOBRAL) e o Serviço de Educação Supletivo do Estado de São Paulo (SES).

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Biografía del autor/a

Elba Siqueira de Sá Barretto

Publicado

1972-12-30

Cómo citar

Barretto, E. S. de S. (1972). Educação de adultos e objetivos educacionais. Cadernos De Pesquisa, (6), 72–84. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1880

Número

Sección

Artículos