Concepção do papel de psicólogo escolar

Autores/as

  • Maria Amélia Azevêdo Goldberg

Palabras clave:

Psicólogos, Relações professor-aluno, Psicologia da educação

Resumen

O objetivo da presente pesquisa é delinear a concepção que os Psicólogos Escolares têm de seu papel profissional, quando integram uma equipe formada por outros técnicos (Orientador Pedagógico e Orientador Educacional).Nossa hipótese é a de que existe um consenso entre os Psicólogos Escolares sobre a função preventiva que devem exercer, atuando sobretudo junto ao professor quando em serviço. Os dados de caracterização dos sujeitos da amostra foram levantados através de um questionário informativo. O instrumento usado para análise da concepção do papel profissional foi uma escala Q não estruturada, constando de 70 afirmações sobre atividades de um serviço de Psicologia Escolar. Os dados receberam tratamento conforme a rotina da metodologia Q. Submetidos a análise, esses dados permitiram não só confirmar a hipótese formulada, como detectar a existência de uma concepção alternativa do papel de Psicólogo Escolar, enquanto "facilitador na solução de problemas escolares".

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Biografía del autor/a

Maria Amélia Azevêdo Goldberg

Publicado

1975-03-31

Cómo citar

Goldberg, M. A. A. (1975). Concepção do papel de psicólogo escolar. Cadernos De Pesquisa, (12), 29–47. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1840

Número

Sección

Artículos