Diferença no currículo

Autores/as

  • Marlucy Alves Paraíso Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Currículo, Diferença, Gilles Deleuze

Resumen

O artigo procura pensar um currículo com a diferença, conforme conceituada por Gilles Deleuze, para abalar os extratos dos currículos já formados e experimentar fazer um currículo movimentar-se. Traz, como mote para essa experimentação, linhas de currículos traçadas em uma investigação que cartografou os fazeres curriculares de três professoras que trabalham em três escolas distintas. Utiliza vários conceitos retirados do pensamento da diferença deleuziano para pensar linhas virtuais no território do currículo. Defende a necessidade de pensar o currículo em suas bifurcações, em seus escapes, variações e linhas de fugas. Prioriza a diferença em vez da identidade, e segue as ramificações que surgem desse pensamento. Procura fazer traçados que racham os extratos dos currículos existentes, em seu meio, para ver a diferença fazer o seu trabalho. Experimenta, por fim, fazer a diferença operar para pensar um currículo como território de multiplicidades, somas, desejo, desterritorializações, cultivo de alegrias e afectos.

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Publicado

2010-08-31

Cómo citar

Paraíso, M. A. (2010). Diferença no currículo. Cadernos De Pesquisa, 40(140), 587–604. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/178

Número

Sección

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