Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo

Autores/as

  • Aline M. de M. R. Reali Universidade Federal de São Carlos
  • Regina M. S. P. Tancredi Universidade Federal de São Carlos
  • Maria da Graça N. Mizukami Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

Ensino a Distância, Educação Continuada, Formação de Professores, Programa de Mentoria do Portal dos Professores da UFSCAR

Resumen

Neste artigo analisamos as fases evidenciadas no desenvolvimento do Programa de Mentoria do Portal dos Professores da Universidade Federal de São Carlos (SP). O programa se caracteriza por ser online e é dirigido para professores dos anos iniciais do ensino fundamental com até cinco anos de experiência. Foi conduzido por três pesquisadoras e onze mentoras (professoras experientes) que acompanharam individualmente, a distância e por meio de correspondências eletrônicas, 56 professoras iniciantes durante períodos entre seis meses a dois anos e meio. Do ponto de vista teórico consideramos a literatura relativa à aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência; início da carreira docente; processos de mentoria e educação a distância. Metodologicamente desenvolvemos uma pesquisa-ação a partir de estratégias construtivo-colaborativas. As principais fontes de dados foram as correspondências trocadas entre mentoras e professoras iniciantes; diários reflexivos de mentoras e professoras iniciantes; redação de casos de ensino pelas professoras iniciantes; registros de observação das reuniões semanais ocorridos entre pesquisadoras e mentoras. Os resultados apontam que os processos de mentoria investigados ocorrem segundo fases distintas (fase inicial ou de aproximação; fase de desenvolvimento ou aprofundamento; fase de desligamento) com características, objetivos e procedimentos próprios.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-08-31

Cómo citar

Reali, A. M. de M. R., Tancredi, R. M. S. P., & Mizukami, M. da G. N. (2010). Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo. Cadernos De Pesquisa, 40(140), 479–506. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/173

Número

Sección

Outros Temas