O pré-escolar e as classes desfavorecidas

Autores/as

  • Zaia Brandão
  • Miriam Abramovay
  • Sonia Kramer

Palabras clave:

Crianças, Fracasso escolar, Meio social, Condições socioeconômicas

Resumen

Miriam Abramovay: É alarmante o índice de fracasso escolar nas escolas primárias, sendo que existem diferentes concepções para explicá-lo. A primeira delas é de cunho psicológico, psicopatológico e biológico. A criança que fracassa é vista como desajustada, inapta, preguiçosa, lenta. Não é dotada, não tem disposição. Rotula-se a criança segundo problemas como dislexia, discalculia, disgrafia. Não se nega que determinadas crianças tenham dificuldades expressivas; critica-se é a passagem desta constatação e diagnóstico generalizados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Zaia Brandão

Miriam Abramovay

Sonia Kramer

Publicado

1981-11-30

Cómo citar

Brandão, Z., Abramovay, M., & Kramer, S. (1981). O pré-escolar e as classes desfavorecidas. Cadernos De Pesquisa, (39), 43–45. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1619

Número

Sección

Temas em Debate