A reprovação na 1ª série do 1º grau: um estudo de caso

Autores/as

  • Bernardete A. Gatti
  • Maria Helena Souza Patto
  • Marisa L. Costa
  • Melany Kopit
  • Romeu de M. Almeida

Palabras clave:

Famílias, Fracasso escolar, Condições socioeconômicas, Ensino de 1º grau, Reprovação, Fonoaudiologia

Resumen

Este trabalho procurou analisar diferentes fatores que poderiam explicar o fracasso escolar na 1ª série do 1º grau. É um estudo em profundidade realizado em duas unidades escolares da rede pública de ensino - uma carente e outra não carente. Foram coletados dados dos alunos através de exames clínicos padrão, fonoaudiológico e audiométrico e testes psicológicos; das famílias, dos professores, assistentes pedagógicos, diretores, e da escola através de entrevistas e de observações de campo. A conclusão a que se chegou é de que se torna difícil imputar as causas da reprovação a uma ou algumas variáveis referentes a um dos elos da cadeia que é o processo educacional escolar. Mas pelas análises do instituído escolar face às variáveis das famílias e dos alunos parece ser claro que a escola pública que tem recebido contingentes cada vez maiores de alunos desfavorecidos socialmente não está preparada e nem parece ter a intenção de se preparar para trabalhar com a pobreza. O que a escola tem feito é equipar-se para escolarizar uma criança ideal, que dificilmente, ou nunca, se encontra em suas salas de aula.

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Biografía del autor/a

Bernardete A. Gatti

Maria Helena Souza Patto

Marisa L. Costa

Melany Kopit

Romeu de M. Almeida

Publicado

1981-08-31

Cómo citar

Gatti, B. A., Patto, M. H. S., Costa, M. L., Kopit, M., & Almeida, R. de M. (1981). A reprovação na 1ª série do 1º grau: um estudo de caso. Cadernos De Pesquisa, (38), 3–13. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1608

Número

Sección

Artículos