A reprovação na 1ª série do 1º grau: um estudo de caso

Authors

  • Bernardete A. Gatti
  • Maria Helena Souza Patto
  • Marisa L. Costa
  • Melany Kopit
  • Romeu de M. Almeida

Keywords:

Famílias, Fracasso escolar, Condições socioeconômicas, Ensino de 1º grau, Reprovação, Fonoaudiologia

Abstract

Este trabalho procurou analisar diferentes fatores que poderiam explicar o fracasso escolar na 1ª série do 1º grau. É um estudo em profundidade realizado em duas unidades escolares da rede pública de ensino - uma carente e outra não carente. Foram coletados dados dos alunos através de exames clínicos padrão, fonoaudiológico e audiométrico e testes psicológicos; das famílias, dos professores, assistentes pedagógicos, diretores, e da escola através de entrevistas e de observações de campo. A conclusão a que se chegou é de que se torna difícil imputar as causas da reprovação a uma ou algumas variáveis referentes a um dos elos da cadeia que é o processo educacional escolar. Mas pelas análises do instituído escolar face às variáveis das famílias e dos alunos parece ser claro que a escola pública que tem recebido contingentes cada vez maiores de alunos desfavorecidos socialmente não está preparada e nem parece ter a intenção de se preparar para trabalhar com a pobreza. O que a escola tem feito é equipar-se para escolarizar uma criança ideal, que dificilmente, ou nunca, se encontra em suas salas de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bernardete A. Gatti

Maria Helena Souza Patto

Marisa L. Costa

Melany Kopit

Romeu de M. Almeida

Published

1981-08-31

How to Cite

Gatti, B. A., Patto, M. H. S., Costa, M. L., Kopit, M., & Almeida, R. de M. (1981). A reprovação na 1ª série do 1º grau: um estudo de caso. Cadernos De Pesquisa, (38), 3–13. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1608

Issue

Section

Articles