Educação e desafios da multiculturalização: uma pedagogia da sociedade civil

Autores/as

  • Manuel Barbosa Universidade do Minho – Braga

Palabras clave:

Multiculturalização, Educação, Migração, Políticas Sociais

Resumen

A progressiva complexificação cultural das sociedades contemporâneas, que se seguiu à extraordinária aceleração da mobilidade e da movimentação das pessoas através das fronteiras dos Estados, vem criando enormes desafios à coesão e à convivência no interior desses cenários e exige, em respeito aos princípios fundamentais da democracia e aos direitos humanos, respostas urgentes e adequadas. As entidades governamentais, por meio de políticas sociais e culturais de antidiscriminação e de redistribuição de bens e serviços, são necessárias ao desenho dessas respostas, porém, não são suficientes para induzir a estima social pelos estranhos culturais, em particular os recém-chegados aos países economicamente mais estáveis e avançados. O apreço pelos outros culturalmente diferentes depende essencialmente de uma mudança de atitudes e comportamentos e estes só podem evoluir para formas mais amigas das diferenças culturais com a contribuição da sociedade civil mediante uma pedagogia do exemplo, centrada em novos valores, novas atitudes, novos olhares e novos comportamentos. Este texto, a partir da análise e da reflexão sobre essa problemática, argumenta em favor do papel educativo da sociedade civil na organização da vida em comum entre estranhos culturais e propõe as linhas mestras da pedagogia que redefine a agenda educativa dessa sociedade em contextos multiculturais.

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Biografía del autor/a

Manuel Barbosa, Universidade do Minho – Braga

Publicado

2010-12-31

Cómo citar

Barbosa, M. (2010). Educação e desafios da multiculturalização: uma pedagogia da sociedade civil. Cadernos De Pesquisa, 40(141), 993–1023. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/158

Número

Sección

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