Experiência na formação do professor

Autores/as

  • Vera Regina Pires Moraes

Palabras clave:

Formação do professores, Didática, Processo de ensino-aprendizagem.

Resumen

Estudo exploratório sobre experiência de ensino realizada em duas turmas da disciplina Didática I, sendo vinte e quatro (24) do grupo A e vinte e cinco (25) do grupo B. Utilizaram-se a simulação e o ensino reflexivo como alternativas instrucionais na formação do professor. O objetivo principal da investigação foi verificar se: há relação entre (a) curso de origem do aluno e seus resultados e (b) conceitos finais obtidos na disciplina e auto-avaliação de alunos de um mesmo grupo e de grupos diferentes. Para coletar os dados foram utilizados: teste de conhecimento e habilidades na área de ensino e aprendizagem (TEKAE), duas provas planejadas e uma escala de auto-avaliação. Na análise estatística utilizou-se o teste T, teste de KrusKal-Wallis, teste U de Mann Whitney e a correlação de Spearman. Entre os resultados obtidos destacou-se que: (1) há diferença significativa quanto a desempenho acadêmico entre alunos de um mesmo grupo provenientes de diferentes cursos; (2) os resultados dos alunos no teste TE-KAE estão positivamente relacionados aos da escala de auto-avaliação e (3) há diferença significativa entre os escores de auto-avaliação dos alunos, de acordo com os conceitos finais que obtiveram.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Regina Pires Moraes

Publicado

1981-02-28

Cómo citar

Moraes, V. R. P. (1981). Experiência na formação do professor. Cadernos De Pesquisa, (36), 61–69. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1578

Número

Sección

Artículos