Privação cultural e educação compensatória: uma análise crítica

Autores/as

  • Sonia Kramer

Palabras clave:

Educação compensatória, Fracasso escolar, Carência cultural, Democratização da educação, Processo de ensino-aprendizagem.

Resumen

O fracasso escolar de parcelas significativas das crianças oriundas das camadas populares nos anos iniciais da escolaridade constitui traço marcante do sistema de ensino brasileiro e latino americano em geral. No Brasil, a partir da década de 70, a política educacional tem dado grande destaque à necessidade de oferecer a essas crianças, experiências que as levem a compensar suas “deficiências”. O pressuposto dessa política é o de que o fracasso acontece porque as crianças não estariam suficientemente preparadas para tirar proveito satisfatório da escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sonia Kramer

Publicado

1982-08-31

Cómo citar

Kramer, S. (1982). Privação cultural e educação compensatória: uma análise crítica. Cadernos De Pesquisa, (42), 54–62. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1550

Número

Sección

Artículos