A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória

Autores/as

  • Claudia de Oliveira Fernandes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Democratização do Ensino, História da Educação, Política Educacional, Repetência

Resumen

A organização da escola e a cultura escolar são abordadas na sua relação com a implantação dos ciclos, em especial, nas escolas públicas. Tal relação é construída para consubstanciar a afirmação de que é necessário superar a dicotomia estabelecida no discurso tanto de professores, quanto de formuladores de políticas ou até mesmo de políticos e da população em geral, no que tange à qualidade da educação escolar, em relação à organização da escola em séries ou em ciclos. O objetivo do estudo é apontar para a necessidade de romper essa dicotomia, muitas vezes presente no debate séries/ciclos, e argumentar a favor de sua superação para a construção de uma escola mais democrática e para todos.

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Publicado

2010-12-31

Cómo citar

Fernandes, C. de O. (2010). A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória. Cadernos De Pesquisa, 40(141), 881–894. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/152

Número

Sección

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