Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições

Autores/as

  • Maria Lucia Faria Moro

Palabras clave:

Ensino de matemática, Conceito numérico, Desenvolvimento cognitivo, Curitiba, Escolas municipais

Resumen

O artigo discute o resultado de algumas provas realizadas com 25 alunos de 1º série de uma escola municipal localizada na periferia de Curitiba, no início do ano letivo de 1981. Segundo Piaget, as 3 noções investigadas - conservação de quantidades numéricas, quantificação da inclusão e seriação - desempenham importante papel na construção da idéia de número pela criança e, portanto, possuem significado pedagógico na iniciação em Matemática. Os resultados das provas revelam que foram constatadas situações evolutivas diversas para cada noção, não estando as crianças preparadas para o início dos cálculos numéricos, de acordo com a teoria piagetiana.

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Biografía del autor/a

Maria Lucia Faria Moro

Publicado

1983-05-31

Cómo citar

Moro, M. L. F. (1983). Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições. Cadernos De Pesquisa, (45), 20–24. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1485

Número

Sección

Artículos