A formação profissional de trabalhadores rurais da cana

Autores/as

  • Cândido Grzybowski

Palabras clave:

Formação profissional, Zona rural, Ensino agrícola, Ensino técnico, Cursos, Trabalho

Resumen

Adotando uma postura teórica em que a educação é pensada como uma prática determinada no interior de relações entre classes sociais, o artigo visa levantar algumas questões sobre a formação profissional de trabalhadores rurais. Na base da reflexão estão os elementos levantados por uma pesquisa realizada na região canavieira de Campos, Rio de Janeiro. Nesta região, para manter elevada a taxa de exploração dos trabalhadores assalariados, os usineiros e fazendeiros impõem relações e condições de trabalho que não só aumentam o ritmo e a intensidade do trabalho, mas também segmentam os trabalhadores, permitindo um conjunto variado de práticas de "roubo" dos direitos dos trabalhadores. Neste contexto, as propostas de formação profissional são, antes de mais nada, um discurso desarticulado das questões centrais do trabalho e vida dos trabalhadores e de seus interesses como classe, constituindo-se em instrumento institucional complementar de sua dominação e subjugação por usineiros e fazendeiros. Existe, no entanto, uma questão educacional para os trabalhadores, que reside na elaboração do saber adquirido no trabalho e na vida, saber de classe em confronto à classe dos patrões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cândido Grzybowski

Publicado

1983-11-30

Cómo citar

Grzybowski, C. (1983). A formação profissional de trabalhadores rurais da cana. Cadernos De Pesquisa, (47), 46–52. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1479

Número

Sección

Artículos