O ensino de 2º grau: democratização? Profissionalização? Ou nem uma coisa nem outra?

Autores/as

  • Maria Laura P. Barbosa Franco

Palabras clave:

Ensino profissional, Ensino de 2º grau, Democratização da educação, Relações educação-trabalho, Ensino técnico.

Resumen

O artigo discute a relação entre a escola e trabalho, procurando mostrar a diferença existente entre a preparação para o trabalho e o adestramento técnico. Discute-se igualmente o irrealismo da proposta legal no que diz respeito à tentativa de equiparação formal do 2º grau ao ensino técnico. Recorre-se a dados censitários atualizados que concentram a possibilidade de desvendar distorções entre as intenções manifestas na lei e a democratização e profissionalização a nível de 2º grau. Os resultados mais significativos indicam uma inadequada distribuição de escolas de 2º grau e uma existência bastante precária de modalidades de cursos profissionalizantes. O que, em última instância, além de contrair as expectativas dos alunos, tende a agravar anomalias existentes, via saturação de mercado pela oferta pouco diversificada de opções de capacitação profissional a nível médio.

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Biografía del autor/a

Maria Laura P. Barbosa Franco

Publicado

1983-11-30

Cómo citar

Franco, M. L. P. B. (1983). O ensino de 2º grau: democratização? Profissionalização? Ou nem uma coisa nem outra?. Cadernos De Pesquisa, (47), 18–31. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1476

Número

Sección

Artículos