Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo

Autores/as

  • Marli Eliza Dalmazo Afonso de André
  • Vera Maria Candau

Palabras clave:

Professores leigos, Piauí, Tecnologia educacional, Treinamento de professores, Zona rural, Projeto Logos II.

Resumen

A presente pesquisa é parte do projeto "Introdução da Tecnologia Educacional no Brasil". Consiste na análise da atuação do Logos II no Piauí, procurando verificar os elementos mais significativos assim como os principais problemas encontrados na implantação do Projeto naquele Estado. A pesquisa, que se caracterizou como um estudo avaliativo, utilizou como principais fontes de informação a equipe de coordenação regional do Piauí, 5 orientadores e supervisores docentes, 772 professores-cursistas, além de dados de observação e de análise de documentos. Os resultados de estudo indicaram que os professores-cursistas e os supervisores consideram o uso de módulos instrucionais uma estratégia efetiva para o treinamento de professores leigos da área rural já que possibilita a titulação dos professores sem que estes tenham que deixar seu trabalho. Outro aspecto apontado como positivo foi a possibilidade de aplicação imediata do treinamento na sala de aula. A pesquisa, no entanto, levanta várias questões quanto à relevância social dos objetivos do Projeto, quanto à sua adequação à situação concreta do professor e quanto ao seu atendimento à diversidade regional da clientela.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

Vera Maria Candau

Publicado

1984-08-31

Cómo citar

André, M. E. D. A. de, & Candau, V. M. (1984). Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo. Cadernos De Pesquisa, (50), 22–28. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1444

Número

Sección

Artículos