Alfabetização camponesa: problemas e sugestões

Autores/as

  • José Naguel A.

Palabras clave:

Analfabetismo, Zona rural, América Latina, Alfabetização

Resumen

Apesar de que eliminar o analfabetismo no campo supõe transformações sociais globais, pode-se esperar resultados positivos ao se combinarem a extensão e melhoramento da educação primária rural com programas específicos de alfabetização. Estes devem surgir dos interesses reais e objetivos dos grupos camponeses, se inserirem em sua cultura e colocar-se a serviço do fortalecimento de seu poder e de sua autonomia social. A heterogeneidade dos grupos camponeses faz com que a elaboração dos programas de alfabetização deva partir de motivações muito diferentes mas todas elas ligadas com ações mais abrangentes de desenvolvimento e mudanças. Da experiência recente na América Latina, é possível colher sugestões valiosas tanto no que diz respeito a modalidades, como quanto aos subsídios técnicos dos programas de alfabetização. No entanto, tudo isso vai precedido da decisão política de favorecer efetivamente os setores camponeses. É de se esperar que em nossos países se verifiquem condições favoráveis para que essas decisões sejam adotadas.

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Biografía del autor/a

José Naguel A.

Publicado

1985-02-28

Cómo citar

Naguel A., J. (1985). Alfabetização camponesa: problemas e sugestões. Cadernos De Pesquisa, (52), 51–60. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1361

Número

Sección

Artículos