Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil

Autores/as

  • Nelson do Valle Silva
  • Alberto de Mello e Souza

Palabras clave:

Demanda da Educação, Periferia, Zona urbana, Famílias, Qualidade do ensino, Ensino de 1º grau.

Resumen

O artigo considera o efeito da origem social sobre a realização escolar no Brasil, utilizando os dados da PNAD-1976. Existem duas vantagens sobre os demais trabalhos existentes. Primeiro, a especificação logística do modelo é capaz de isolar os efeitos das variáveis independentes das modificações ocorridas nas distribuições marginais das variáveis, o que permite uma comparação dos coeficientes estimados para as transições escolares consideradas. Esta separação não é possível nos demais modelos. A segunda vantagem reside no escopo nacional da amostra, que retrata uma situação recente. Porém, a PNAD-1976 não inclui informações sobre as chamadas variáveis intervenientes ou sobre muitos fatores que atua, do lado da oferta de escolaridade. Apesar disso, foi possível mostrar o efeito declinantes das variáveis de origem social sobre as chances de progressão escolar, independentemente de qualquer eventual homogeneização que possa ocorrer com essas variáveis.

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Biografía del autor/a

Nelson do Valle Silva

Alberto de Mello e Souza

Publicado

1986-08-31

Cómo citar

Silva, N. do V., & Souza, A. de M. e. (1986). Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil. Cadernos De Pesquisa, (58), 49–57. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1318

Número

Sección

Artículos