O "ofício de criança": definição social da primeira infância e funções diferenciadas da escola maternal

Autores/as

  • Jean-Claude Chamboredon
  • Jean Prévot

Palabras clave:

Escolas maternais, Escolarização, Mães, Demanda da educação, Condições sociais

Resumen

O artigo discute as condições sociais da descoberta da primeira infância como objeto pedagógico e, em seguida, as funções sociais que a instituição escolar pode preencher quando baseada nesta definição da primeira infância. Para isto os autores analisam dados sobre: a expansão da escolaridade infantil; as mudanças no papel pedagógico das mães, associadas aos seus novos papéis profissionais; a evolução das necessidades de guarda em comparação com as educacionais; a difusão de novas concepções da psicologia sobre as crianças pequenas e as mudanças nas formas de atendimento. Na segunda parte são examinados vários aspectos da instituição escolar voltada para as crianças pequenas e as expectativas diversas que cada classe social constrói em relação a ela.

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Biografía del autor/a

Jean-Claude Chamboredon

Jean Prévot

Publicado

1986-11-30

Cómo citar

Chamboredon, J.-C., & Prévot, J. (1986). O "ofício de criança": definição social da primeira infância e funções diferenciadas da escola maternal. Cadernos De Pesquisa, (59), 32–56. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1305

Número

Sección

Artículos