Qual o futuro da relação entre educação infantil e ensino obrigatório?

Autores/as

  • Peter Moss University of London

Palabras clave:

Educação Infantil, Ensino Obrigatório, Educação Fundamental

Resumen

A relação entre educação infantil e ensino obrigatório tem sido foco crescente de pesquisas e políticas, pois a frequência a ambas as etapas da educação cresce globalmente. O discurso da aprendizagem ao longo da vida enfatiza que a aprendizagem começa ao nascer, e o investimento nos primeiros anos de vida é cada vez mais considerado primordial, devido ao retorno positivo posterior na educação da criança. Após debater a conjuntura cultural e estrutural que contextualiza essa relação, este artigo considera quatro possibilidades de relação da pré-escola com a escolaridade primária: preparação para a escola; distanciamento; preparação da escola para receber a criança; e o vislumbre de uma possível convergência. Para encerrar, discute algumas questões críticas e argumenta que a relação entre a educação infantil e o ensino obrigatório não deveria se limitar aos primeiros anos escolares, pois uma solução plena requereria considerar o ensino secundário.

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Biografía del autor/a

Peter Moss, University of London

Publicado

2011-04-30

Cómo citar

Moss, P. (2011). Qual o futuro da relação entre educação infantil e ensino obrigatório?. Cadernos De Pesquisa, 41(142), 142–159. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/122

Número

Sección

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