Organização pública e implementação de novas metodologias: o Projeto Alfa em Minas Gerais

Autores/as

  • Anamaria Vaz de Assis Medina

Palabras clave:

Programa Alfa, Metodologia, Evasão escolar, Secretaria da educação, Minas Gerais, Salário-educação

Resumen

Este artigo analisa a implementação de um projeto pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, em termos dos entraves que enfrentou e das modificações pelas quais passou ao longo de seu desenrolar. Dentre o conjunto de fatores que estimularam ou inibiram sua implementação, são analisadas as questões dos recursos disponíveis, da comunicação interna e interorganizacional, da interferência política, da estrutura burocrática e da disposição dos implementa dores face àquela política. Mostra também que, se tratando do setor educacional, esses aspectos ver-se-iam potencializados pela alta fragmentação das comunidades de especialistas, existência de poucos paradigmas sobre os quais há consenso, tecnologia soft, amplitude e ambigüidade de objetivos e baixa prioridade política efetiva. Tal falta de estruturação relativa afetaria a estabilidade da agenda do setor, deixando-a livre para ser alterada ao sabor de novos dirigentes, sem que realmente ocorressem mudanças significativas.

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Biografía del autor/a

Anamaria Vaz de Assis Medina

Publicado

1988-05-30

Cómo citar

Medina, A. V. de A. (1988). Organização pública e implementação de novas metodologias: o Projeto Alfa em Minas Gerais. Cadernos De Pesquisa, (65), 38–51. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1195

Número

Sección

Artículos