Estrutura social e educação: presença de raças e grupos sociais na escola

Autores/as

  • Germán W. Rama

Palabras clave:

Classe Social, Educação, Rendimento Escolar, Relações Sociais, Raça

Resumen

Mudanças profundas na estrutura social dos países da América Latina acarretaram mudanças nos respectivos sistemas educacionais, na estrutura ocupacional e nos mecanismos de mobilidade social. A educação, apesar do papel-chave nessas transformações, não funcionou como agente de integração cultural. Nas sociedades latino-americanas convivem formas segmentárias com formas modernas de hierarquia social, onde as barreiras definidas pela cor da pele foram reforçadas pelos novos mecanismos de exclusão social. A extrema dependência das análises sociológicas para com a economia e a ideologia tende a negligenciar a identidade de grupos sociais e suas formas de interação social e de cultura. Apresentam-se dados sugerindo a incapacidade de intervenção da educação nas descontinuidades sócio-culturais ligadas à auto-identificação racial, apontando para a necessidade de um esforço de conhecimento por parte da sociologia da educação.

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Biografía del autor/a

Germán W. Rama

Publicado

1989-05-31

Cómo citar

Rama, G. W. (1989). Estrutura social e educação: presença de raças e grupos sociais na escola. Cadernos De Pesquisa, (69), 17–31. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1137

Número

Sección

Artículos