Ensino e pesquisa na universidade: questão de lei ou de visão de mundo?

Autores/as

  • Evair Aparecida Marques
  • Luiz Carlos Duarte Formiga
  • Maria Aparecida Giavatta Franco
  • Sandra Maria Correa de Sá Carneiro

Palabras clave:

Ensino Superior, Reforma Universitária, Socialização

Resumen

Este texto sumaria as questões de um estudo de caso integrado ao "Programa de Avaliação da Reforma Universitária", desenvolvido pela CAPES, visando "conhecer as reais condições nas quais se realizam as atividades de produção e disseminação do conhecimento no sistema de educação superior". Propõe-se mostrar como e por que a relação entre ensino e pesquisa, prevista em lei como indissociável, pode ser melhor compreendida enquanto elaboração de um projeto dos professores e das instituições da qual fazem parte. Através da análise do discurso de quarenta professores-pesquisadores, de áreas distintas do conhecimento (Biologia, Física, Letras e Ciências Sociais), busca-se perceber a maneira pela qual eles elaboram e explicam suas práticas cotidianas num dado contexto, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que só pode ser compreendida à luz das práticas sociais mais abrangentes da sociedade brasileira e da história de suas instituições de ensino superior e de pesquisa.

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Biografía del autor/a

Evair Aparecida Marques

Luiz Carlos Duarte Formiga

Maria Aparecida Giavatta Franco

Publicado

1989-05-31

Cómo citar

Marques, E. A., Formiga, L. C. D., Franco, M. A. G., & Carneiro, S. M. C. de S. (1989). Ensino e pesquisa na universidade: questão de lei ou de visão de mundo?. Cadernos De Pesquisa, (69), 5–16. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1136

Número

Sección

Artículos