Participação, autonomia e co-gestão na escola pública

Autores/as

  • Ediógenes Aragão Santos

Palabras clave:

Comunidade, Escolas públicas, Qualidade do ensino, Associação de Pais e Mestre

Resumen

Este artigo trata de uma mobilização ocorrida numa escola pública de 2º grau em São Paulo, no ano de 1983, buscando soluções coletivas para os problemas vivenciados no cotidiano escolar, em especial o alto grau de seletividade presente neste nível de ensino. A tomada de consciência da ineficiência, inadequação, baixa qualidade do ensino oferecido leva ao questionamento da escola de 2º grau com suspensão das aulas, greves, assembléias, manifestações e a exigência, junto aos órgãos oficiais, de maior autonomia, poder de decisão, participação e co-gestão da escola. Discutimos também os avanços e limites da mobilização, onde os conceitos de autonomia, participação e descentralização ficam restritos aos da democracia liberal burguesa e não engendram formas da ação e intervenção na realidade social e educativa.

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Biografía del autor/a

Ediógenes Aragão Santos

Publicado

1989-02-28

Cómo citar

Santos, E. A. (1989). Participação, autonomia e co-gestão na escola pública. Cadernos De Pesquisa, (68), 99–105. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1126

Número

Sección

Relatos de experiência