A problemática das pesquisas político-eleitorais: o currículo de matemática para a compreensão social

Autores/as

  • Lynda S. Dugas

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Currículos, Dados Estatísticos, Vida Social, Política, Eleições

Resumen

O amplo uso de dados estatísticos, determinantes em campanhas políticas, assim como a incapacidade do público em lidar com tais informações estão relacionados com o conteúdo e as práticas do currículo de Matemática. O exame desse currículo, especialmente na escola secundária americana, revela sua descontextualização, sua impregnação positivista:apresentando como "neutro", apolítico, não expõe os estudantes ao modo como a Matemática afeta suas vidas, direta ou indiretamente. Evidencia-se assim a natureza política da Matemática, pleiteando-se uma educação tecnológica voltada para a compreensão das origens e implicações dos cálculos e de suas aplicações à vida social e política.

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Biografía del autor/a

Lynda S. Dugas

Publicado

1991-02-28

Cómo citar

Dugas, L. S. (1991). A problemática das pesquisas político-eleitorais: o currículo de matemática para a compreensão social. Cadernos De Pesquisa, (76), 18–23. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1050

Número

Sección

Artículos