A obrigatoriedade do ensino segundo alunos de 7 a 14 anos: dever hipotético e dever moral

Autores/as

  • Yves de la Taille
  • Cristiane Marx Flor
  • Luciana Bittencour Fevorini

Palabras clave:

Ensino de 1º Grau, Obrigatoriedade de Ensino, Desenvolvimento Moral

Resumen

Este artigo propõe-se dar a conhecer e analisar as interpretações que 100 alunos de 7 a 14 anos, de uma escola particular e uma estadual (SP), atribuem à obrigatoriedade do ensino escolar (o dever-estudar). A partir da diferença do caráter da obrigatoriedade entre as pedagogias tradicionais e renovadas, definimos duas possibilidades de compreensão do dever-estudar: como dever hipotético e dever moral. Através de entrevistas clínicas com as crianças, em torno de um dilema relativo ao tema, os resultados indicam uma quase unanimidade a favor do dever hipotético e uma opção dominante, entre os alunos da escola pública, pela sanção expiatória. Esses resultados levam à discussão das questões da heteronomia e autonomia intelectuais e das implicações do individualismo para a questão educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yves de la Taille

Cristiane Marx Flor

Luciana Bittencour Fevorini

Publicado

1991-08-31

Cómo citar

Taille, Y. de la, Flor, C. M., & Fevorini, L. B. (1991). A obrigatoriedade do ensino segundo alunos de 7 a 14 anos: dever hipotético e dever moral. Cadernos De Pesquisa, (78), 27–39. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1028

Número

Sección

Artículos