Instituições pré-escolares assistencialistas no Brasil (1899-1922)

Autores/as

  • Moysés Kuhlmann Junior

Palabras clave:

Educação Pré-Escolar, Creches, História da Educação

Resumen

O artigo apresenta e analisa as influências vigentes no processo de constituição das instituições pré-escolares no Brasil durante a Primeira República. No quadro do desenvolvimento da sociedade urbano-industrial, as propostas de assistência à infância derivam da articulação de forças jurídicas, empresariais, políticas, médicas, pedagógicas e religiosas. As iniciativas de atendimento aparecem sustentadas por três interesses básicos (o médico-higienista, o jurídico-policial e o religioso), questionando-se a polarização entre "assistencial" e "educacional": o assistencialismo é identificado como proposta educacional para a população pobre.

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Biografía del autor/a

Moysés Kuhlmann Junior

Publicado

1991-08-31

Cómo citar

Kuhlmann Junior, M. (1991). Instituições pré-escolares assistencialistas no Brasil (1899-1922). Cadernos De Pesquisa, (78), 17–26. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1027

Número

Sección

Artículos