Diferença e desigualdade: dilemas docentes no ensino fundamental

Authors

  • Vera Maria Candau Departamento de Educação da PUC - Rio de Janeiro
  • Miriam Soares Leite Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Keywords:

Grupo Focal, Multiculturalismo, Desigualdades Sociais, Professores

Abstract

Embora a incorporação das questões da diferença nas pesquisas e práticas educacionais tenha visivelmente se acentuado nos últimos anos, sua abordagem ainda traz mais inquietações do que respostas. Neste texto, pretendemos contribuir para tais discussões, focalizando a tensão desigualdade-diferença identificada em representações de professores e professoras expressas no grupo focal realizado no contexto da pesquisa Multiculturalismo, direitos humanos e educação: a tensão entre igualdade e diferença. Entre as diversas abordagens que vem se afirmando no continente latino-americano, operamos com a perspectiva intercultural. Desse modo, problematizamos as significações atribuídas à palavra "diferença" pelos participantes do grupo focal em tela, para, em conclusão, discutir a associação da expressão "diferença" a "preconceito" e "discriminação", assim como sua significação como "desigualdade". Destacamos a produtividade do grupo focal como alternativa de entrevista coletiva, na medida em que se mostrou espaço privilegiado para a interação dos participantes, oportunizando construções discursivas menos direcionadas pela pesquisa e mais próximas das suas práticas cotidianas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vera Maria Candau, Departamento de Educação da PUC - Rio de Janeiro

Miriam Soares Leite, Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Published

2011-12-31

How to Cite

Candau, V. M., & Leite, M. S. (2011). Diferença e desigualdade: dilemas docentes no ensino fundamental. Cadernos De Pesquisa, 41(144), 948–967. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/83

Issue

Section

Outros Temas