Estado, educação e etnicidade: a experiência Belga
Keywords:
Bélgica, Educação, Etnias, Barth, F., EtnologiaAbstract
A utilização do conceito "etnia" e correlatos não tem sido consensual nos meios acadêmico-científicos. Dificuldades de diferentes ordens têm levado ao seu questionamento como ferramenta de análise. Destaca-se entre elas, a ativação de identidades étnicas com grande poder de exclusão e alteridade no contexto histórico atual de globalização. Apesar disso, o texto defende o seu emprego, justamente pelo fato de, pela sua própria ambigüidade, conseguir ser expressão do concreto escorregadio que pretende abarcar. Contudo, as dúvidas sobre a instrumentalidade de conceitos exigem que se procure, para além das abstrações, buscar a sua validade para a compreensão de situações sociais concretas. Nesse sentido, o texto busca analisar o processo histórico de constituição do Estado belga, colocando em evidência o estabelecimento de fronteiras étnicas por flamengos e francófonos e o papel desempenhado pela educação como elemento fundamental nas estratégias políticas. Metodologicamente a análise ancora-se nas proposições de Barth sobre etnicidade, procurando incorporar elementos de sua crítica.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).