Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática

Authors

  • Claudia Davis Fundação Carlos Chagas
  • Marina M. R. Nunes Fundação Carlos Chagas
  • Cesar A. A. Nunes Universidade Anhembi-Morumbi

Keywords:

Processo Ensino-Aprendizagem, Desenvolvimento Cognitivo, Metacognição, Auto-Imagem

Abstract

Este artigo busca salientar a importância da metacognição para os processos de aprendizagem e para o sucesso escolar. Para tanto, discute a necessidade de se construir, nas salas de aula, uma cultura do pensar, que propicie aos alunos: a. uma forma de explicitar, desde cedo, modalidades de pensamento, tornando-as, assim, passíveis de ser compartilhadas; b. um estímulo ou motivação para pensar, de forma a alcançar decisões acertadas; c. a coragem para enfrentar situações novas; d. a transferência de estratégias e conhecimentos gerados em um dado contexto para outros. Um aspecto central na implementação de uma cultura do pensamento é desenvolver habilidades metacognitivas, pois é por meio delas que se torna possível a elaboração de conhecimentos e formas de pensar que assegurem maior possibilidade de sucesso e generalização, bem como a aquisição da autonomia na gestão da aprendizagem e na construção de uma auto-imagem de aprendiz competente. Exemplos de como implementar essa proposta são fornecidos, destacando como a organização do ensino torna os alunos sujeitos de sua própria aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudia Davis, Fundação Carlos Chagas

Marina M. R. Nunes, Fundação Carlos Chagas

Cesar A. A. Nunes, Universidade Anhembi-Morumbi

Published

2005-08-31

How to Cite

Davis, C., Nunes, M. M. R., & Nunes, C. A. A. (2005). Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática. Cadernos De Pesquisa, 35(125), 205–230. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/442

Issue

Section

Outros Temas