Gestão pública, formação e identidade de profissionais de educação infantil

Authors

  • Sonia Kramer Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio
  • Maria Fernanda Nunes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Keywords:

Educação Infantil, Gestão, Formação Profissional, Políticas Educacionais

Abstract

O artigo trata da gestão da educação infantil e das políticas de formação de profissionais da área. Buscou resgatar histórias de formação das profissionais responsáveis pela gestão da educação infantil nas Secretarias Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro. O texto está estruturado em três partes. A primeira contextualiza a pesquisa, traz questões de natureza metodológica sobre o questionário aplicado nos municípios e sintetiza dados obtidos com esse instrumento. A segunda aborda as entrevistas realizadas com as profissionais no que diz respeito ao referencial teórico-metodológico, traz aspectos práticos da sua realização e apresenta uma síntese das principais categorias que emergiram dos relatos. A terceira parte focaliza o tema da gestão, identidade e formação. As entre vistadas falam do contexto em que atuam, de hierarquia e poder, revelando situações em que a precariedade, a falta de condições materiais e humanas, o despreparo e o improviso convivem com a dedicação, o idealismo e o compromisso profissional.

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Author Biographies

Sonia Kramer, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio

Maria Fernanda Nunes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Published

2007-08-31

How to Cite

Kramer, S., & Nunes, M. F. (2007). Gestão pública, formação e identidade de profissionais de educação infantil. Cadernos De Pesquisa, 37(131), 423–454. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/364

Issue

Section

Outros Temas