A capacidade institucional de municípios paulistas na gestão da educação básica.

Autores

  • Angela Maria Martins
  • Cláudia Oliveira Pimenta
  • Fabiana Silva Fernandes
  • Gláucia Torres Franco Novaes
  • Valéria Virgínia Lopes

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Municípios, Capacidade Institucional, Programas Governamentais

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar e discutir parte de resultados de pesquisa que se propôs a analisar a capacidade institucional de municípios paulistas no planejamento de políticas educacionais, com base nos aspectos que se referem à estrutura e funcionamento de sistemas/redes de ensino, à gestão de pessoas e à gestão pedagógica. O estudo-piloto foi realizado em dez municípios de três Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo. O artigo apresenta, inicialmente, diferentes visões sobre o conceito de capacidade institucional e, na sequência, analisa dados obtidos em fontes oficiais e em entrevistas realizadas nos municípios pesquisados.

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Publicado

06-06-2014

Como Citar

Martins, A. M., Pimenta, C. O., Fernandes, F. S., Novaes, G. T. F., & Lopes, V. V. (2014). A capacidade institucional de municípios paulistas na gestão da educação básica. Cadernos De Pesquisa, 43(150), 812–835. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2682

Edição

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