Violência intrafamiliar e intimidação entre colegas no ensino fundamental

Authors

  • Fernanda Martins França Pinheiro Universidade Federal de São Carlos
  • Lúcia Cavalcanti de Albuquerq Williams Universidade Federal de São Carlos

Keywords:

Relações Familiares, Escolas, Bullying

Abstract

Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar a associação entre intimidação entre pares e violência intrafamiliar. Participaram do estudo 239 estudantes, com idades entre 11 e 15 anos, sendo que 34,7% eram meninos e 65,3%, meninas. Construiu-se um questionário baseado em outros instrumentos que continha: questões sobre variáveis sociodemográficas; itens que investigavam a exposição dos estudantes à violência interparental e questões que mediam a violência física e psicológica cometida por mães e pais contra os participantes. O envolvimento em bullying foi avaliado por meio de 26 itens, desenvolvidos especialmente para os propósitos do estudo, baseados em uma versão modificada do questionário de Olweus. Foram encontradas associações entre violência doméstica e bullying, com peculiaridades de acordo com o sexo dos participantes. Estar exposto à violência interparental esteve associado com ser alvo/autor de bullying na escola, especialmente para as meninas, mas não com ser vítima de intimidação. A violência parental direta, por sua vez, aumentou a probabilidade de os meninos relatarem envolvimento em bullying como vítima e também a chance de ser vítima-agressora. Entre as meninas, sofrer violência por parte dos pais mostrou-se um fator associado somente com atuar em intimidação como alvo/autor.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Martins França Pinheiro, Universidade Federal de São Carlos

Lúcia Cavalcanti de Albuquerq Williams, Universidade Federal de São Carlos

Published

2009-12-31

How to Cite

Pinheiro, F. M. F., & Williams, L. C. de A. (2009). Violência intrafamiliar e intimidação entre colegas no ensino fundamental. Cadernos De Pesquisa, 39(138), 995–1018. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/223

Issue

Section

Outros Temas