Construção das dificuldades de aprendizagem em crianças adotadas

Authors

  • Sueli Cristina Pauli Centro Universitário Barão de Mauá – Ribeirão Preto-SP
  • Maria Clotilde Rossetti-Ferreira Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto-SP

Keywords:

Criança Adotada, Dificuldades de Aprendizagem, Comportamento, Psicologia da Criança

Abstract

Breve revisão bibliográfica acerca da usual concepção de que crianças adotivas comumente possuem dificuldades de aprendizagem escolar. Investigações sobre o processo de construção de dificuldades de aprendizagem em crianças adotivas são praticamente inexistentes na produção científica brasileira e internacional. Algumas poucas pesquisas fazem referência direta aos problemas de aprendizagem desses sujeitos, relacionando o sintoma com o curto ou longo tempo de institucionalização por eles vivenciado. Já a literatura psicopedagógica aponta alguns sintomas apresentados por essas crianças, os quais teriam influência sobre a sua não aprendizagem, tais como: dificuldades na estruturação egóica, baixa autoestima, rebaixamento intelectual associado a problemas de comportamento, hiperatividade, desatenção. Todavia, esses problemas não são descritos em quantidade e/ou profundidade, de sorte que sobre a questão há uma escassez, um vácuo, o que indica a necessidade de realização de estudos específicos que tornem visíveis tanto o número de ocorrências das dificuldades de aprendizagem entre adotados quanto os aspectos que contribuem para a constituição (ou não) de tais sintomas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sueli Cristina Pauli, Centro Universitário Barão de Mauá – Ribeirão Preto-SP

Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto-SP

Published

2009-12-31

How to Cite

Pauli, S. C., & Rossetti-Ferreira, M. C. (2009). Construção das dificuldades de aprendizagem em crianças adotadas. Cadernos De Pesquisa, 39(138), 881–895. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/218

Issue

Section

Outros Temas