Influência do método Montessori na aquisição da noção de seriação
Keywords:
MONTESSORI, Maria, Métodos de ensinoAbstract
O objetivo desta pesquisa foi comparar o desempenho operatório numa prova de noção de seriação em crianças provenientes de dois meios escolares: um caracterizado pela utilização do Método Montessori (Grupo M) e outro por outros métodos educacionais (Grupo O), na cidade de São Paulo. Foramutilizadas 84 crianças, metade do Grupo O e metade do Grupo M. Todas freqüentaram o Pré-Primário nas respectivas orientações. Os sujeitos de ambos os grupos eram equiparáveis segundo idade (6, 7, 8 ou 9 anos) e nível socioeconômico. Foi aplicada, também, uma prova de noção de conservação de líquido, como controle. A prova de seriação constou de duas fases: uma de ordenação de bastonete, entregues à criança de uma só vez e outra de interposição de bastonetes entregues um a um numa série fixa previamente ordenada. Em cada fase desta prova, os resultados obtidos foram classificados em não seriação (NS), seriação intuitiva (SI) ou seriação operatória (SO). A maior diferença - 22 casos para M, e 12 para O - ocorreu em SO na primeira fase. Neste sentido, deve-se considerar que o êxito nesta fase é diferente do êxito na segunda fase, onde a solução implica em uma operação de transitividade. A discussão beseou-se, sobretudo, nas críticas feitas por Piaget ao Método Montessori, no sentido de que a ação deste está mais voltada ao aperfeiçoamento do desempenho com materiais do que à aquisição de estruturas operatórias.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 1978 Cadernos de Pesquisa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).