Formação de professores: Nova racionalidade via extensão universitária

Autores

  • Maria Celeste Souza de Castro Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Senhor do Bonfim (BA), Brasil https://orcid.org/0000-0002-4965-7180
  • Silvar Ferreira Ribeiro Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Camaçari (BA), Brasil

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Política da Educação, Pensamento Complexo, Racionalidade aberta

Resumo

Este artigo objetiva correlacionar os princípios e as diretrizes da extensão com as políticas de formação de professores e de ação na escola pública. Para isso foram consideradas a Resolução n. 2/2015, a Resolução n. 2/2019 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A abordagem qualitativa foi realizada com análise categorial temática pelo software MAXQDA para extrair possíveis correlações entre as políticas de formação e ação. O aporte teórico de formação para autonomia e compromisso social subsidiou a ótica de análise, considerando a extensão universitária como campo educativo-formativo-científico-social que possibilita uma formação docente crítico- -emancipadora. Os resultados indicam que a extensão é o locus de referência para dar respostas criativas às políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Maria Celeste Souza de Castro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Senhor do Bonfim (BA), Brasil

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Difusão do Conhecimento (UFBA) e instituições associadas. Professora da Uneb, no Departamento de Educação, Campus VII-Senhor do Bonfim (BA). Professora da rede pública do estado da Bahia, Colégio Estadual Senhor do Bonfim (BA).

Silvar Ferreira Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Camaçari (BA), Brasil

Pós-doutorado na Open University, Reino Unido. Mestre em Engenharia de Produção - Midia e Conhecimento. Pedagogo, especialista em Psicopedagogia. Professor Adjunto do DCHT - Campus XIX - Camaçari. Professor Permanente do Doutorado em Difusão do Conhecimento - DMMDC. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação e Tecnologias para a Inclusão Social. 

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Publicado

06-09-2023

Como Citar

Castro, M. C. S. de ., & Ribeiro, S. F. (2023). Formação de professores: Nova racionalidade via extensão universitária. Cadernos De Pesquisa, 53, e09898. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9898

Edição

Seção

Formação e Trabalho Docente