Educação especial na pandemia: estratégias e desafios no ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Pandemia, Acessibilidade

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar estratégias e desafios identificados no início da pandemia de covid-19 para a escolarização do público-alvo da educação especial, com foco na percepção de docentes do ensino fundamental das redes públicas. Os dados foram gerados a partir das respostas de 937 docentes de todo o Brasil a um questionário on-line, divulgado em plataforma acessível e traduzido em Libras. Dentre os resultados, observou-se que, apesar do investimento no fomento de tecnologias digitais antes da pandemia, o ensino remoto foi, predominantemente, conduzido pelo uso de material impresso, sendo o trabalho com esse alunado a distância apontado como o maior desafio. Espera-se com este estudo contribuir para o mapeamento das implicações do ensino remoto para a educação especial.

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Biografia do Autor

Adriana Pagaime, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP), Brasil

Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Educação da Pessoa com Deficiência da Audiocomunicação pela FMU/SP - Faculdades Metropolitanas Unidas. Possui licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com habilitação em Magistério de Pessoas Portadoras de Deficiência Mental, na Educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental (2008). Atualmente, trabalha na Fundação Carlos Chagas (desde 2004).

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

Pagaime, A., Kumada, K. M. O., Drago, S. L. dos S., Prieto , R. G., Melo, D. C. F. de, & Artes , A. (2022). Educação especial na pandemia: estratégias e desafios no ensino fundamental. Cadernos De Pesquisa, 52, e09665. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9665

Edição

Seção

Educação Básica, Cultura, Currículo