Educação especial na pandemia: estratégias e desafios no ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Pandemia, Acessibilidade

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar estratégias e desafios identificados no início da pandemia de covid-19 para a escolarização do público-alvo da educação especial, com foco na percepção de docentes do ensino fundamental das redes públicas. Os dados foram gerados a partir das respostas de 937 docentes de todo o Brasil a um questionário on-line, divulgado em plataforma acessível e traduzido em Libras. Dentre os resultados, observou-se que, apesar do investimento no fomento de tecnologias digitais antes da pandemia, o ensino remoto foi, predominantemente, conduzido pelo uso de material impresso, sendo o trabalho com esse alunado a distância apontado como o maior desafio. Espera-se com este estudo contribuir para o mapeamento das implicações do ensino remoto para a educação especial.

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Biografia do Autor

Adriana Pagaime, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008). Atualmente, trabalha na Fundação Carlos Chagas (desde 2004).

Kate Mamhy Oliveira Kumada, Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André (SP), Brasil

Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Especial na área da Deficiência Auditiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), Aprimoramento e Especialização em Surdez: desenvolvimento e inclusão pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2009), Especialização em Libras pela Faculdade Itaquá (2016), Mestrado em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC e Professora no programa de Pós-Graduação Engenharia e Gestão da Inovação pelo UFABC. Também é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Surdos e Libras - SueLi". Atua principalmente nos seguintes temas: educação bilíngue para surdos, língua de sinais caseira, libras, produção de materiais didáticos para surdos, tradução, tecnologias para surdos, letramento e multilinguismo.

Silvana Lucena dos Santos Drago, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil

Pedagoga com especialização em Distúrbios da Áudio-Comunicação pela PUC/SP, Administração e Supervisão Escolar, Especialista em educação pública com foco na educação de estudantes público da educação especial. Atualmente é Membro do Conselho Municipal de Educação de São Paulo e do Grupo de Pesquisa (FE/USP-CNPq) “Políticas em Educação Especial”. Já atuou na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e como Professora de Educação Infantil e Professora de Ensino Fundamental de 1981 a 2012. Foi Coordenadora Pedagógica da Pesquisa “Letramento de Alunos Surdos e o uso das Tecnologias da Comunicação” e pesquisadora sobre o uso da Narrativa por Alunos Surdos e Formação de Professores, no Programa Qualidade da Educação Pública da FAPESP (1996 a 2000).

Rosângela Gavioli Prieto , Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil

Graduada em Pedagogia, com habilitações em Educação do Deficiente pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981) e em Administração Escolar pela Universidade de Guarulhos (1987); graduada em Psicologia pela Universidade de Guarulhos (1994); mestre em Educação Especial (Educação do indivíduo especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1990); doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente, é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde foi chefe do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (2009-2012); presidenta da Comissão de Graduação (2018-2022); está como assessora da Pró-reitoria de Graduação (out. 2022- ). Atuou como representante da USP no GT Formação de Professores para novas gerações da Coordenação de Ensino Superior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do estado de São Paulo e é coordenadora do Grupo de pesquisa CNPq Políticas de educação especial desde 2002.

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória (ES), Brasil

Doutor em educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Ufes. Possui graduação em pedagogia (2017) pela Uniube e em história (2003) pela Ufes, especialização (2004) e mestrado (2007) em História pela Ufes. É professor adjunto do centro de educação, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação-CE/PPGMPE/Ufes e do Programa de Pós-graduação em Educação-CE/PPGE/Ufes.

Amélia Artes , Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Sociologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP. Graduação em Pedagogia pela USP. É pesquisadora do DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais) da Fundação Carlos Chagas. Integra o Grupo de Gênero, Raça, e Direitos Humanos. Atualmente, participa dos Projetos: “Equidade na Pós-Graduação” e “Elas nas ciências: um estudo para a equidade de gênero no ensino médio”, desenvolvidos no âmbito do DPE/FCC. Tem experiência como professora no ensino superior e em cursos de pós-graduação (Lato Sensu). Tem experiência como professora no ensino superior e em cursos de pós-graduação brasileira; ensino médio como filtro para o acesso de negros no ensino superior brasileiro, entre outras. Participa do Grupo de Pesquisa em Gênero, Raça/Etnia: educação, trabalho e direitos humanos da FCC.

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

Pagaime, A., Kumada, K. M. O., Drago, S. L. dos S., Prieto , R. G., Melo, D. C. F. de, & Artes , A. (2022). Educação especial na pandemia: estratégias e desafios no ensino fundamental. Cadernos De Pesquisa, 52, e09665. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9665

Edição

Seção

Educação Básica, Cultura, Currículo

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