Educação especial na pandemia: estratégias e desafios no ensino fundamental
Palavras-chave:
Inclusão Escolar, Pandemia, AcessibilidadeResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar estratégias e desafios identificados no início da pandemia de covid-19 para a escolarização do público-alvo da educação especial, com foco na percepção de docentes do ensino fundamental das redes públicas. Os dados foram gerados a partir das respostas de 937 docentes de todo o Brasil a um questionário on-line, divulgado em plataforma acessível e traduzido em Libras. Dentre os resultados, observou-se que, apesar do investimento no fomento de tecnologias digitais antes da pandemia, o ensino remoto foi, predominantemente, conduzido pelo uso de material impresso, sendo o trabalho com esse alunado a distância apontado como o maior desafio. Espera-se com este estudo contribuir para o mapeamento das implicações do ensino remoto para a educação especial.
Downloads
Referências
Arruda, E. P. (2020). Educação remota emergencial: Elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede – Revista de Educação a Distância, 7(1), 257-275. https://doi.org/10.53628/emrede.v7.1.621
Barnes, C. (2010). Discapacidad, política y pobreza en el contexto del “Mundo Mayoritario”. Política y Sociedad, 47(1), 11-25.
Bruns, J. P., & Rausch, R. B. (2020). Narrativas de uma professora em final de carreira: A educação frente à pandemia. Dialogia, (36), 102-115. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17883
Cardozo, P. R., & Santos, A. M. dos. (2020). A criança com TEA: O ingresso no ensino fundamental em meio a pandemia. Brazilian Journal of Development, 6(7), 46193-46201. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-302
Castro, S. F., & Almeida, M. A. (2014). Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, 20(2), 179-194. https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000200003
Dias, A. A., Santos, I. S., & Abreu, A. R. P. de. (2021). Crianças com transtorno do espectro autista em tempos de pandemia: Contextos de inclusão/exclusão na educação infantil. Zero-a-seis, 23(especial), 101-124. https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79005
Diniz, D. (2007). O que é deficiência? (Coleção Primeiros Passos, 324). Brasiliense.
Ferraro, A. R. (2012). Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxista. Pro-Posições, 23(1), 129-146. https://doi.org/10.1590/S0103-73072012000100009
Ferreira, J. A. de O., & Carneiro, R. U. C. (2016). Educação inclusiva: O trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 11(especial), 969-985. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.p969-985
Fiscarelli, R. B. O. (2008). Material didático: Discursos e saberes. Junqueira & Marin.
Fundação Carlos Chagas. (2020). Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da educação básica: Informe 1. https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1/
Gamboa, S. S. (2013). Quantidade-qualidade: Para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In J. C. dos Santos Filho, & S. S. Gamboa (Orgs.), Pesquisa educacional: Quantidade-qualidade (8a ed., pp. 83-108). Cortez.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4a ed). Atlas.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2021). Censo da educação básica 2020: Resumo técnico. Inep. https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/resumo-tecnico-do-censo-da-educacao-basica-2020
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. (2015). Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
Lei n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. (2020). Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm
Martins, A., Cavalcanti, A. L. L. A., & Dourado, A. C. S. (2020). Educar em tempos de incertezas: A implementação do ensino remoto na rede municipal de Floriano-Piauí. Dialogia, (36), 73-85. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18619
Medida Provisória n. 934, de 1º de abril de 2020. (2020). Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 158(63), 1. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591
Mello, A. G. de. (2016). Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: Do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Ciência & Saúde Coletiva, 21(10), 3265-3276. https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.07792016
Mendes, E. G. (2006). A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 11(33), 387-405. https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000300002
Ministério da Educação. (2008). Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Presidência da República. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf
Ministério da Educação. (2009). Guia de tecnologias educacionais 2009. Secretaria de Educação Básica.
Monico, P. A., Morgado, L. A. S., & Orlando, R. M. (2018). Formação inicial de professores na perspectiva inclusiva: Levantamento de produções. Psicologia Escolar e Educacional, 22 (especial), 41-48. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2018/040
Monteiro, A. P. H., & Manzini, E. J. (2008). Mudanças nas concepções do professor do ensino fundamental em relação à inclusão após a entrada de alunos com deficiência em sua classe. Revista Brasileira de Educação Especial, 14(1), 35-42. https://doi.org/10.1590/S1413-65382008000100004
A. S. B. do, Sousa, D. L. S., & Versolato, M. S. (2020, 19 de dezembro). O impacto da pandemia na educação especial na perspectiva da educação inclusiva: Um balanço preliminar pela ótica de professores do atendimento educacional especializado na rede municipal de Santo André. Anped. https://anped.org.br/news/o-impacto-da-pandemia-na-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-um-balanco
Nozu, W. C. S., & Kassar, M. C. M. (2020). Escolarização de crianças e adolescentes pantaneiros em tempos de covid-19. Práxis Educativa, 15, Artigo e2016193. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16193.080
Oliveira, A. A. S. de., & Prieto, R. G. (2020). Formação de professores das salas de recursos multifuncionais e atuação com a diversidade do público-alvo da educação especial. Revista Brasileira de Educação Especial, 26(2), 343-360. https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0186
Oliveira, A. S., Neta, Nascimento, R. M. do, & Falcão, G. M. B. (2020). A educação dos estudantes com deficiência em tempos de pandemia de covid-19: A invisibilidade dos invisíveis. Interacções, 16(54), 25-48. https://doi.org/10.25755/int.21070
Otalara, A. P., & Dall’acqua, M. J. C. (2016). Formação de professores para alunos público-alvo da educação especial: Algumas considerações sobre limites e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 11(2), 1048-1058. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.p1048-1058
Pagaime, A., Artes, A. A., Melo, D. C. F. de, Kumada, K. M. O., Prieto, R. G., & Drago, S. L. S. (2020). Inclusão escolar em tempos de pandemia: Informe pesquisa. Fundação Carlos Chagas. https://www.fcc.org.br/inclusao-escolar-em-tempos-de-pandemia/
Pagaime, A., & Melo, D. C. F. (2021). Vamos falar de capacitismo na escola? In R. Drago, M. P. M. Araújo, & I. R. Dias (Orgs.), Inclusão de pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento em espaçostempos educativos: Reflexões e possibilidades (pp. 42-57). Encontrografia.
Pagnez, K. S. M., Prieto, R. G., & Sofiato, C. G. (2015). Formação de professores e educação especial: Reflexões e possibilidades. Olhares, 3(1), 32-57. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.320
Paulo, J. R. de, Araújo, S. M. M. S., & Oliveira, P. D. de. (2020). Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: Tecendo algumas considerações. Dialogia, (36), 193-204. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18318
Parecer n. 5, de 28 de abril de 2020. (2020). Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192
Parecer n. 6, de 5 de agosto de 2021. (2021). Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação de medidas no retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem e para a regularização do calendário escolar. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=195831-pcp006-21&category_slug=julho-2021-pdf&Itemid=30192
Pletsch, M. D. (2009). A formação de professores para a educação inclusiva: Legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar em Revista, (33), 143-156. https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000100010
Pletsch, M. D., & Mendes, G. M. L. (2020). Entre a espera e a urgência: Propostas educacionais remotas para crianças com síndrome congênita do zika vírus durante a pandemia da covid-19. Práxis Educativa, 15, Artigo e2017126. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.17126.106
Rodrigues, D. (2006). Inclusão e educação: Doze olhares sobre a educação inclusiva. Summus Editorial.
Santarosa, L. M. C., Conforto, D., & Schneider, F. C. (Orgs.). (2014). Caderno pedagógico: Curso de formação continuada de professores em tecnologia da informação e comunicação acessíveis. Evangraf.
Saraiva, K., Traversini, C., & Lockmann, K. (2020). A educação em tempos de covid-19: Ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, 15, Artigo e2016289. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094
Shimazaki, E. M., Menegassi, R. J., & Fellini, D. G. N. (2020). Ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia. Práxis Educativa, 15, Artigo e2015476. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15476.071
Silva, A. C. O., Sousa, S. A., & Menezes, J. B. F. de. (2020). O ensino remoto na percepção discente: Desafios e benefícios. Dialogia, (36), 298-315. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18383
Souza, C. J. de, & Vieira, A. A. (2020). A utilização das tecnologias assistivas para alunos surdos em tempos de pandemia: Um estudo introdutório. Itinerarius Reflectionis, 16(1), 1-25. https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65382
Souza, F. F. de, & Dainez, D. (2020). Educação especial e inclusiva em tempos de pandemia: O lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial. Práxis Educativa, 15, Artigo e2016303. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16303.093
World Health Organization (WHO). (2020). WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 – 11 March 2020. WHO. https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).