Mérito ou berço? Origem social e desempenho no acesso ao ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Rendimento Escolar , Meritocracia, Nível Socioeconômico , Reprodução Social

Resumo

Este trabalho discute a interação entre origem social e desempenho escolar nas probabilidades de acesso ao ensino superior no Brasil. Os dados derivam de um painel de egressos do ensino médio em 2012 acompanhados por cinco anos após a conclusão da educação básica, com base em cruzamentos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Observou-se que, para o acesso ao setor público, o desempenho é o preditor mais importante, independentemente do nível socioeconômico do candidato, reforçando uma dimensão de mérito no acesso. O mesmo não se pode dizer em relação ao setor privado, que, além de apresentar forte hiato socioeconômico, permite que os estratos sociais mais privilegiados tenham elevadas chances de acessá-lo, ainda que apresentem os piores desempenhos escolares.

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Biografia do Autor

Adriano S. Senkevics, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília (DF), Brasil

Pesquisador do Inep, mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Flavio Carvalhaes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professor do Departamento de Sociologia da UFRJ e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED) na mesma instituição.

Carlos A. C. Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professor titular de sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da UERJ.

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Publicado

10-08-2022

Como Citar

Senkevics, A. S., Carvalhaes, F., & Ribeiro, C. A. C. . (2022). Mérito ou berço? Origem social e desempenho no acesso ao ensino superior. Cadernos De Pesquisa, 52, e09528. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9528

Edição

Seção

Educação Superior, Profissões, Trabalho