O capital cultural e a produção das desigualdades escolares contemporâneas

Autores

Palavras-chave:

Desigualdade Social, Herança Cultural, Desigualdade Educacional, Rendimento Escolar

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o uso do conceito de capital cultural na explicação das desigualdades escolares contemporâneas. Partindo de dois balanços recentes sobre o uso do conceito no universo científico de língua inglesa e na literatura sociológica francófona, o texto tenta responder às seguintes questões: a posse da riqueza cultural ainda é um trunfo escolar decisivo para a obtenção do êxito escolar? Em que medida isso ainda ocorre após décadas de profundas transformações sociais e educacionais? A análise evidenciou que: (i) as práticas culturais consagradas são hoje menos rentáveis e menos transmissíveis do que no passado; (ii) os investimentos econômicos dos pais têm se mostrado cada vez mais um elemento impulsionador do sucesso escolar dos filhos.

 

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Biografia do Autor

Maria Alice Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte (MG), Brasil.

Professora Titular da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Brasil

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Publicado

30-04-2021

Como Citar

Nogueira, M. A. (2021). O capital cultural e a produção das desigualdades escolares contemporâneas. Cadernos De Pesquisa, 51, e07468. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7468

Edição

Seção

Teorias, Métodos, Pesquisa Educacional

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