Biblioteca das moças: contos de fada ou contos de vida?
Palavras-chave:
Literatura, Mulheres, ProfessorasResumo
Neste estudo pretende-se investigar, através da análise de romances da Coleção Biblioteca das Moças (publicados de 1935 a 1963), quais as representações específicas de mulher e professora que são ali veiculadas. Procura-se também lidar com a literatura como um dos processos sociais de apropriação e representação de hábitos e valores capazes de engendrar um imaginário e uma identidade próprias em suas leitoras. Na tentativa de utilizar uma perspectiva teórico-metodológica de base ampla e flexível, recorre-se a abordagens interdisciplinares e plurais que caracterizam a história da cultura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).